A Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) apareceu em matéria da Agência Lume sobre a desordem na Freguesia! Colamos abaixo o texto-resumo publicado nas redes sociais, seguido da nossa nota à matéria, com o link para a matéria completa e alguns documentos úteis.
“Moradores reclamam de desordem urbana na Freguesia
A disputa pelas calçadas na Freguesia não é uma novidade, principalmente quando pedestres tentam circular pelas principais ruas do bairro, que possuí um comércio efervescente. A Associação de moradores chegou a enviar ofício cobrando de órgãos municipais a regularização do comércio ambulante no bairro.
Moradores reclamam da quantidade de comércios ambulantes instalados em alguns pontos da Estrada de Jacarepaguá e na Estrada dos Três Rios. Quem circula pelo local diz que em algumas horas do dia se torna muito difícil andar pelas calçadas.”
Leia a matéria completa no link do story ou no site agência lume: https://www.agencialume.com/post/moradores-reclamam-de-desordem-urbana-na-freguesia
A AMAF já solicita ao poder público um melhor ordenamento urbano do uso das calçadas há muitos anos. Diante da recente mudança da gestão da Subprefeitura de Jacarepaguá, reativamos algumas das demandas dos moradores, como a da organização do comércio ambulante no nosso bairro. Muitos moradores e transeuntes do Largo da Freguesia têm reclamado da falta de um espaço mínimo para andar pelas calçadas e da poluição visual. Confirmamos isso a partir de uma pesquisa ampla nas nossas redes sociais, com o questionamento sobre qual é o tipo de desordem urbana que mais incomoda os moradores, e o resultado principal tem sido o excesso de camelôs no Largo da Freguesia. Inclusive, pela Lei de Acesso à Informação, descobrimos que muitos desses comerciantes não têm nem autorização pela Prefeitura. Mesmo que esse emprego seja tão necessário a muitas famílias, a Associação solicita a Prefeitura a tomar providências urgentes em prol da coletividade, isto é, melhorar a mobilidade a pé assim como o aspecto visual do centro do nosso bairro, combinando com uma reorganização e padronização das suas barracas. Aguardamos uma reunião com a nova subprefeita Marli Peçanha para melhor discutir esse e outras temas assim como para apresentar propostas de políticas públicas. [Nota da AMAF à Agência Lume]
Abaixo e clicando neste link está o ofício que enviamos à Subprefeitura de Jacarepaguá